h1

Espírito de Jezabel na Igreja

fevereiro 22, 2008

E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 2:18-29
Repare que Jezabel atuou em dois tempos estratégicos. Um foi num momento onde um novo tipo de ministério estava surgindo através da vida do profeta Elias. Elias inaugurou um novo tempo no ministério profético formando sucessores ou discípulos. Depois aparece na Igreja do tempo do fim, ou, as igrejas do apocalipse.
Porém podemos perceber a atuação desse espírito em outros momentos da história, mesmo que o nome não esteja escrito, os rastros do seu “modus operandi” estão claros.
Vamos falar um pouco sobre Elias.
A Bíblia apenas diz que ele era um tesbita. Sem nome de pai ou mãe ou ocupação anterior. Um profeta que foi levantado por Deus para realizar o que os outros profetas não fizeram. Bom, Jesus disse que se não clamássemos as pedras clamariam…
Elias aparece sem um currículo teológico, sem renome, sem “experiência” comprovada e vai direto ao assunto: confronta Acabe e lhe traz uma declaração de culpa por sua atitude. A questão é que a atitude de Acabe era a mesma de todo o povo, afinal o povo reflete aqueles que são autoridade sobre eles (preste atenção nisso ok!). As pessoas debaixo da sua autoridade serão exatamente o que você é. Nem mais, nem menos! Nos multiplicamos através do que somos.
A sentença se cumpriu sobre a nação por três anos e meio ate que Deus enviou outra palavra para Elias revertendo a situação e ele teve a oportunidade de fazer a maior campanha evangelistica de todos os tempos e entrar para o Rol da Fama ao lado de Jonas e de Pedro.
Ele se apresenta a Acabe e diz que vai chover e ao mesmo tempo confronta o sistema religioso que era o culpado pela situação que existia sobre a nação.
Preste atenção mais uma vez: não adianta irmos com calma. Em alguns momentos teremos sim que chutar o pau da barraca e mostrar com sinais aquilo que dizemos com palavras.
Elias desafia os falsos deuses, desafia a inutilidade da idolatria e mostra que a idolatria produz inércia e que a única coisa capaz de vencer a inércia é uma ação objetiva. Ele propõe um “duelo” entre o profeta solitário e o exército de profetas felizes de Jezabel.
Você e eu conhecemos o desfecho. Graças a Deus houve uma mudança.
Cabe aqui um parêntese: Elias apresentou ao povo uma oportunidade de escolha com base em fatos não em palavras e sentimentos. O que o mundo precisa é de pessoas capazes de dar às pessoas capacidade de escolha com base em fatos. Paulo disse que havia pregado o evangelho não com palavras de sabedoria, mas em poder de Deus com demonstrações de sinais, prodígios e maravilhas. Se ele pôde você e eu podemos também. Essa unção repousa sobre a Igreja e você é Igreja do Senhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: